Conheça a Jaspe Oceano, cristal de alegria e fluidez

O Jaspe Oceano, também conhecido como Jaspe Oceânico e Jaspe Orbicular, é uma variedade muito rara de Jaspe, um mineral de dióxido de silício e um membro da família do Quartzo. Visualmente, ele é definido por padrões circulares semelhantes a “orbes” que podem ser vistos como verde, marrom, azul, amarelo, cinza, branco, rosa ou vermelho e tem muito valor no mundo mineral por sua raridade.

Este mineral incomum tem apenas uma localidade conhecida que oferece muitos obstáculos extremos para chegar até lá. Este mineral é extraído da base de uma falésia acessível apenas por barco durante a maré baixa. A localização exata é Marovato, distrito de Analalava, que fica na região de Sofia, província de Mahajanga (Ilha de Madagascar). Esse local fica ao longo da costa nordeste do país.

Segundo o site de mineralogia Mindat.org, a Jaspe Oceano pode ser associada à diferentes minerais e, com Ágata, Cornalina e Quartzo foi encontrada em outras partes do mundo, como o Chile, a Sérvia e a costa dos Estados Unidos.

Madagascar é a ilha que fica à direita do mapa, na parte inferior.
Descoberta do mineral

Muita tradição e história acompanham este mineral. Na mineralogia, ele foi encontrado pela primeira vez em 1922, embora o local exato de onde isso aconteceu tenha permanecido uma incógnita por mais de 75 anos! Isso até Paul Obenich (1926-2020), da Madagascar Minerals, passar 45 dias procurando na costa de Madagascar qualquer pista sobre a localização deste raro Jaspe.

Foi nesse lugar inóspito de Madagascar que Paul descobriu o Jaspe Oceano depois de considerar um dos elementos mais importantes em sua precisão: a maré. E a explicação para sua localização ter permanecido uma incógnita é uma só: o mineral só pode ser visto na maré baixa. Paul, que havia passado 45 dias buscando pela Jaspe Oceano à beira mar, estreou sua descoberta no Tucson Gem and Mineral Show de 2000 – esse é o maior festival de cristais e gemas do mundo todo e, coincidentemente, está acontecendo enquanto eu escrevo este texto agora em 2024 (sonho de princesa ir pra lá!).

As operações de mineração do Jaspe Oceano foram interrompidas em 2006, quando a localidade foi considerada esgotada, bem como riscos de segurança aumentados. Todo o Jaspe Oceano que existe no mercado hoje está em estoque ou foi acumulado por colecionadores e vendedores há anos.

Créditos da foto: Christopher Lee Matthews, do site entertheearth.com

A pesquisa mais conhecida sobre o Jaspe Oceano é a do Dr. Werner Lieber. Ele teorizou que se trata de uma Calcedônia sphärolithischer (alemão, “calcedônia esferulítica”). Essa palavra esquisita, “esferulitas” é um nome mais técnico para os orbes. Em geologia, uma esferulita é um corpo esférico, criado pelo crescimento radial em torno de um ponto central. Como uma flor.

Quando peças minúsculas da Jaspe Oceano são examinadas sob um microscópio de luz polarizada, a pedra revela ter esferulitas fibrosas de calcedônia em padrões impressionantes e semelhantes a flores, feitas por grãos de calcedônia e quartzo.

Corte transversal de um orbe, feito de calcedônia fibrosa com óxido de ferro incluído no centro. Microfotografia de luz polarizada de Jaspe Oceano® feita por Lee Bills, ©2015.

Significado e Energia do Jaspe Oceano

O Jaspe Oceano é um grande nutridor supremo – como todos os cristais da família da Calcedônia. ativa e alinha nossos chakras do plexo solar, do coração e da garganta. Quando este canal entre os três chakras está perfeitamente alinhado, ele permite combinar a vontade com as emoções, impulsionando-o a alcançar alegria, felicidade e estabilidade emocional.

A Jaspe Oceano é a pedra perfeita para ajudar alguém a curar e encontrar uma solução para suas emoções, relacionamentos e, o mais importante, para si mesmo.

Use esse cristal sempre que estiver discutindo sentimentos sensíveis que foram trancados dentro de você. É uma pedra perfeita para colocar no bolso antes da próxima consulta de terapia ou pode até servir como um talismã usado para ajudar a quebrar as barreiras em seus relacionamentos – sejam eles de que natureza forem.

Esse cristal também ajuda a liberar qualquer peso ou tensão que possa carregar no coração e incentiva você a vocalizar e seguir em frente para comunicar esses problemas emocionais. Assim como a água que ajudou a criar esta pedra mágica, é preciso estar disposto a “seguir o fluxo” ao aceitar a energia desta pedra. Entendeu agora porque lançamos essas peças nessa semana? Tudo a ver com o tema, né?

Outra função do Jaspe Oceano é ajudar a pessoa a se tornar mais positiva e confortável consigo mesma, ao mesmo tempo que consegue expressar seu verdadeiro “eu” com facilidade.

Ao meditar com esta pedra, feche os olhos e imagine-se flutuando em um leito de ondas. Observe seus batimentos cardíacos serenando e comece a respirar longa e profundamente… Ao fazer isso, imagine cada onda ficando menor e mais distante que a anterior. Quando atingir um estado mental totalmente calmo, presente e claro, comece a visualizar as emoções negativas que estão dentro de você naquele momento. Abra sua mente e comece a processar esses sentimentos. Se falar sobre eles em voz alta ajudar, pode fazer isso também. Continue fazendo isso até sentir uma sensação de clareza e resolução emocional. Este exercício pode ajudar você a enxergar a situação por uma nova perspectiva – e, ao mesmo tempo, lembra você da verdadeira força interior que você possui. Recomendamos esta meditação para qualquer pessoa que queira retomar o controle de seu corpo emocional e começar a crescer na próxima bela versão de si mesmo!

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Everest Cristais
Artigos: 34

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *